h1

Cabo Balanceado ou Desbalanceado?

10 março 2011

Este artigo é uma sintese de textos que explicam a diferença entre cabos balanceados e desbalanceados, resultado de uma pesquisa teória em vários manuais, que depois de muitos anos resolvi colocar em palavras. Uma boa e simples referência que utilizei foi o manual da Yamaha MG 16/4 que serviu de bibliografia pra escrever este artigo. :-)

Este artigo se divide em:

  • Tipos de Conectores
  • Balanceado ou Desbalanceado? Qual a Diferença?
  • Como as Linhas Balanceadas Rejeitam Ruído?

Tipos de conectores

  • RCA

Estes conectores são utilizados em equipamentos eletrônicos e seu nome deriva de “Radio Corporation of America”, empresa que introduziu o tipo de conector no mercado em meados dos anos 40. Também conhecido como “phono” embora este termo não seja muito usado porque pode ser facilmente confundido com “phone”. O RCA sempre está desbalanceado, e geralmente leva um sinal de linha com o nível a –10 dB nominal. Certamente você usará estes para ligar aparelhos de CD, toca fitas cassete, MD ou semelhantes.

  • XLR

O conector XLR são plugues utilizados principalmente para o cabeamento profissional de aplicações de áudio e vídeo. Em referência ao seu fabricante original, Cannon (agora parte da ITT), o conector é coloquialmente conhecido como um plugue Cannon ou canon. Originalmente série “Cannon X”, versões subsequentes acrescentaram uma trava, em inglês Leatch (série “Cannon XL”), e depois um composto de borracha, em inglês Ruber, em torno do contatos, o que levou à sigla XLR. Atualmente muitas empresas fazem XLRs. As iniciais “XLR” não têm nada a ver com o diagrama dos pinos do conector. Conectores XLR podem ter variações no números de pinos, além do número de três. São normalmente utilizados em cabos de microfones.

  • TRS, Banana, P10, ¼

O conector TRS é um conector de áudio comum. Trata-se de forma cilíndrica, normalmente com três contatos, embora às vezes com dois (conector TS) ou quatro (conector TRRS). Ele foi inventada para uso nas mesas telefônicas no século 19 e ainda é amplamente utilizado, tanto no seu original quarto de polegada (6,3 mm) e tamanho em versões miniaturizados. O nome do conector é uma sigla derivada do nomes das três partes do plugue: [3] Tip (ponta), [2] Ring (anel), [1] Sleeve (terra) – portanto, TRS. O número 4 na imagem é o isolador dos aneis. Esses plugues são usados para ligar instrumentos em geral, alguns tipos de microfones e também para ser usado como cabos INSERT.

Balanceado, Desbalanceado… Qual é a diferença?

(baseado no manual da Yamaha MG 16/4)

A diferença é: RUÍDO! A principal e melhor característica das linhas balanceadas é a rejeição de ruído. Qualquer pedaço de fio que seja um condutor elétrico age como uma antena para apanhar radiação eletromagnética que nos cerca, como sinais de rádio e TELEVISÃO, como também ruído eletromagnético gerado por linhas de força, motores, eletrodomésticos, monitores de computador e uma infinidades de outras fontes. Quanto maior for o comprimento do fio, maior será o ruído produzido. Por essa motivo as linhas balanceadas são a melhor escolha para cabos de grande comprimento. Se o seu “estúdio” é limitado basicamente à sua escrivaninha e todas as conexões não são maiores que um metro ou dois, então você pode usar linhas desbalanceadas, caso contrário use sempre as balanceadas. Outro lugar em que as linhas balanceadas quase sempre são usadas são em cabos de microfone. A razão para isto é que o sinal dos microfones é muito pequeno, que até mesmo um ruído mínimo poderá interferir.

Resumindo:

  • Microfones: Use linhas balanceadas.
  • Conexões a curta distancia: Linhas desbalanceadas serão boas se você está em ambiente relativamente livre de ruídos eletromagnéticos.
  • Conexões longas: Use linhas balanceadas.

Como as Linhas Balanceadas Rejeitam Ruído?

As linhas balanceadas se utilizam do princípio de “cancelamento de fase”: se você somar dois sinais idênticos fora
de fase o resultado é: nenhum sinal, uma linha plana. Os sinais cancelam um ao outro. Veja na figura abaixo:Cancelamento de Fase

Um cabo balanceado tem três condutores:

  1. Um condutor TERRA que não leva nenhum sinal;
  2. Um “Hot” ou “+”que leva um sinal com fase normal;
  3. Um “Could” ou “–“ que leva a fase invertida.

Enquanto os sinais de áudio desejados nos condutores Hot e Could estão fora de fase, qualquer ruído induzido
será exatamente o mesmo em ambos os condutores, e assim em fase. O truque é que a fase de um sinal será
invertido no receptor da linha de forma que os sinais de áudio desejados fiquem na mesma fase enquanto que o
ruído ficará com uma fase invertida e assim será anulado. Veja na figura abaixo:

Cancelamento de Fase - Ruído

Tiago Cassol Schvartzhaupt
Produtor Técnico e Operador de Áudio
http://www.eletrosonica.com.br

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: